O que é franquia e como funciona? Entenda ao pé da letra

O que é franquia

Entender realmente o que é franquia, o que significa franquia e como funciona, o que é ser um franqueado, não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Se você digitar no Google “o que é franquia”, milhares de resultados te trarão respostas como: licença, uso da marca, royalties, modelo de negócio etc.

Apesar de englobar um pouco de tudo isso, uma franquia vai além dessas informações.

Franquia é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.

E o que envolve essa transferência de know-how, como acostumou-se a denominar no franchising?

A transferência de know-how nada mais é que um CTLR+C e CTLR+V do modelo de negócio.

Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”.

Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmea ou um clone de um negócio.

No franchising, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é praxe.

Mesmo assim, faz parte do processo de evolução das franquias irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos.

E é neste momento em que os franqueados – aqueles que possuem um negócio gêmeo de outro – entram em ação, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.

O grande exemplo de uma franquia

Um dos exemplos mais conhecidos de franquia é a gigante norte-americana McDonald’s.

Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer.

Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira.

Anos depois, Roy Kroc – o simples vendedor -, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais.

Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.

Lei de franquia: integra da lei que regula o sistema no Brasil

Dia a dia de um franqueado: você comprou a franquia, agora é hora de arregaçar as mangas porque vai ter bastante trabalho pela frente para fazer o negócio virar um grande sucesso e te trazer um bom rendimento.

Origem do sistema de franquias no mundo

Pesquisando a história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias desde o século XII, em Londres.

Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.

Conceito de franquia de acordo com a Lei 8.955/94

“Franquia empresarial é o sistema apelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Em novembro de 2019, foi aprovado o congresso uma série de mudanças na lei original.

Como adquirir uma franquia?

O primeiro passo para quem deseja adquirir uma franquia é analisar cada oportunidade.

Muitas pessoas não conseguem sair do sonho de ter um negócio próprio à decisão efetiva de concretizar este sonho.

Alguns, por insegurança na escolha do negócio que melhor resultado trará e a forma como deve a ele se dedicar.

Tais dúvidas e inseguranças só serão sanadas mediante uma pesquisa profunda das oportunidades oferecidas, das empresas e dos empresários que estão por trás de cada negócio franqueado.

Processo utilizado pelas empresas franqueadoras na seleção de franqueados

Geralmente o processo é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa, que procede da seguinte forma:

– Envia material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;

– Analisa o cadastro do candidato;

– Solicita referências;

– Realiza entrevista pessoal;

– Apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;

– Analisa o perfil;

– Realiza novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;

– Aprova ou não o candidato;

– Se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;

– Aguarda a decisão do candidato;

– Assina o contrato de franquia.

O que é ser um franqueado e suas responsabilidades

– Único responsável pelos resultados da franquia;

– Investir e reinvestir no negócio;

– Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;

– Remunerar o franqueador pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;

– Seguir e preservar as regras do sistema;

– Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.

Termos do Franchising

Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;

Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;

Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;

Sistema de Franchising: é o sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;

Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;

Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;

Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;

Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.

Fonte: Portal do Franchising

Franquia de alimentação – Mr. Cheff Gastronomia

A partir da experiência de mais de 20 anos de seu fundador no mercado de alimentação em shopping centers, a Mr. Cheff Gastronomia foi criada em 2012 em Londrina (PR), unindo excelente qualidade, bom preço e quantidade.

Atualmente possui unidades no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, mantendo seu conceito de oferecer um cardápio variado, com diversas opções de porções, pratos executivos e gratinados que são produzidos um a um diariamente.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR. CHEFF GASTRONOMIA

Scroll to top