O que é franquia
Entender realmente o que é franquia, o que significa franquia e como funciona, o que é ser um franqueado, não é uma tarefa tão simples quanto parece.
Se você digitar no Google “o que é franquia”, milhares de resultados te trarão respostas como: licença, uso da marca, royalties, modelo de negócio etc.
Apesar de englobar um pouco de tudo isso, uma franquia vai além dessas informações.
Franquia é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.
E o que envolve essa transferência de know-how, como acostumou-se a denominar no franchising?
A transferência de know-how nada mais é que um CTLR+C e CTLR+V do modelo de negócio.
Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”.
Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmea ou um clone de um negócio.
No franchising, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é praxe.
Mesmo assim, faz parte do processo de evolução das franquias irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos.
E é neste momento em que os franqueados – aqueles que possuem um negócio gêmeo de outro – entram em ação, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.
O grande exemplo de uma franquia
Um dos exemplos mais conhecidos de franquia é a gigante norte-americana McDonald’s.
Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer.
Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira.
Anos depois, Roy Kroc – o simples vendedor -, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais.
Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.
Lei de franquia: integra da lei que regula o sistema no Brasil
Dia a dia de um franqueado: você comprou a franquia, agora é hora de arregaçar as mangas porque vai ter bastante trabalho pela frente para fazer o negócio virar um grande sucesso e te trazer um bom rendimento.
Origem do sistema de franquias no mundo
Pesquisando a história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias desde o século XII, em Londres.
Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.
Conceito de franquia de acordo com a Lei 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema apelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.
Em novembro de 2019, foi aprovado o congresso uma série de mudanças na lei original.
Como adquirir uma franquia?
O primeiro passo para quem deseja adquirir uma franquia é analisar cada oportunidade.
Muitas pessoas não conseguem sair do sonho de ter um negócio próprio à decisão efetiva de concretizar este sonho.
Alguns, por insegurança na escolha do negócio que melhor resultado trará e a forma como deve a ele se dedicar.
Tais dúvidas e inseguranças só serão sanadas mediante uma pesquisa profunda das oportunidades oferecidas, das empresas e dos empresários que estão por trás de cada negócio franqueado.
Processo utilizado pelas empresas franqueadoras na seleção de franqueados
Geralmente o processo é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa, que procede da seguinte forma:
– Envia material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
– Analisa o cadastro do candidato;
– Solicita referências;
– Realiza entrevista pessoal;
– Apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
– Analisa o perfil;
– Realiza novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
– Aprova ou não o candidato;
– Se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;
– Aguarda a decisão do candidato;
– Assina o contrato de franquia.
O que é ser um franqueado e suas responsabilidades
– Único responsável pelos resultados da franquia;
– Investir e reinvestir no negócio;
– Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
– Remunerar o franqueador pelo uso do sistema – pagamento dos royalties;
– Seguir e preservar as regras do sistema;
– Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.
Termos do Franchising
Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
Sistema de Franchising: é o sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
Fonte: Portal do Franchising
Franquia de alimentação – Mr. Cheff Gastronomia
A partir da experiência de mais de 20 anos de seu fundador no mercado de alimentação em shopping centers, a Mr. Cheff Gastronomia foi criada em 2012 em Londrina (PR), unindo excelente qualidade, bom preço e quantidade.
Atualmente possui unidades no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, mantendo seu conceito de oferecer um cardápio variado, com diversas opções de porções, pratos executivos e gratinados que são produzidos um a um diariamente.